No dia 7 de maio, a FGV/EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças – recebeu o macroeconomista José Carlos Carvalho, da Paineiras Investimentos, para a palestra “Economistas na Era das Bolhas: Evidências Recentes”.
Tendo como tema “Cenário Macroeconômico: Bolhas & Mercados”, o palestrante citou exemplos como a tulipomania – ocorrida no século XVII na Holanda e considerada o primeiro registro de bolha especulativa no mundo –, a recente crise de 2008 envolvendo a especulação imobiliária nos Estados Unidos, a tendência global de desaceleração do PIB, expansão monetária quantitativa, políticas fiscais contracionistas, taxas básicas de juros dos maiores bancos centrais mundiais, dentre outros. A estratégia da recompra de ações utilizada por algumas empresas para alavancar o preço de suas ações no mercado, tal como a Apple fez recentemente, também foi citada durante sua apresentação.
Em relação ao Brasil, o palestrante enfatizou que a desaceleração global continua deprimindo a demanda por exportações brasileiras. “Os esforços para melhorar a oferta de exportações via política cambial e energética, desoneração da folha, etc, têm se mostrado pouco eficazes”, afirmou. Por fim, José Carlos Carvalho chamou a atenção “para o crescimento acelerado do crédito vindo principalmente dos bancos públicos e as consequências da crescente inadimplência”.
José Carlos Carvalho é PhD em Economia pela Universidade de Yale e é responsável pela área de Análise Macroeconômica da Paineiras desde outubro de 2009. Foi economista do Banco Pactual de 1995 a 1998. Em 1998, foi sócio-fundador e economista chefe da JGP, permanecendo na função até 2007. De 2007 a 2009, foi estrategista de investimentos da Sagitta.
Série Temas Contemporâneos da EPGE debate bolhas econômicas
Data do evento 07/05/2013 - 14:00