Coleta de Lixo em Comunidades do Rio de Janeiro

Data do evento 09/04/2013 - 14:00

A FGV/EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças - realizou ontem, dia 09 de abril, o sétimo encontro da série “Temas Contemporâneos”, que traz para o ambiente acadêmico o debate de questões atuais de grande relevância social. A organização do encontro desta terça-feira contou com a parceria do Time FGV Rio Enactus. 

Estiveram presentes a Sra. Rosangela Tertuliano, representante do Movimento Amigos do Rio Joana, o Sr. Dell Delambre, professor e consultor em sustentabilidade, a professora Mariana Cavalcanti, antropóloga da FGV/CPDOC e o professor Jair Koiller da FGV/EMAp. Representando a FGV/EPGE, estiveram presentes os professores Luis Henrique B. Braido, Vice-Diretor da Graduação, e Rubens Penha Cysne, Diretor Geral. Os alunos Otto Tavares, Lereno Soares e Vinicius Almeida representaram o Time FGV Rio Enactus. 

Durante sua exposição, a Sra. Rosangela explicou que o movimento Amigos do Rio Joana foi criado para conscientizar a população do bairro do Andaraí sobre os malefícios de se jogar o lixo no rio. Ela ressaltou a importância de educar a população em manter o rio limpo e preservar o meio ambiente na região.

O movimento conta com a ajuda do consultor Dell Delambre para a implementação de um Ecomuseu. A própria comunidade participa do processo de formulação, execução e manutenção do projeto, que visa manter a memória do Andaraí, fomentar o turismo e conscientizar a população.

Durante o evento,  O Time FGV Rio – Enactus apresentou seu projeto de uma cooperativa que recoloca o “lixo” novamente no ciclo produtivo. Tal cooperativa tem por objetivo destinar aos resíduos sólidos um local adequado, gerar renda para a comunidade e melhorar as condições sanitárias do bairro.

O evento foi encerrado com uma troca de ideias entre os presentes sobre as propostas e conceitos apresentados.