EPGE realiza Aula Magna da Graduação em Economia com Professor Aloisio Araujo

Data do evento 22/02/2013 - 14:00

Para notícias e repercussão na mídia clique aqui.

Para acessar a galeria de imagens deste evento clique aqui.

 

A Aula Magna do curso de Graduação em Economia da EPGE, intitulada ‘O Mundo Fascinante das Ciências Econômicas: Educação Infantil, Leilões, Crédito e Crescimento Econômico’, foi ministrada no dia 22 de fevereiro, no auditório da FGV.  A palestra foi proferida pelo Prof. Aloisio Araújo, Vice-Diretor da EPGE, economista brasileiro de renome internacional e membro de diversas associações científicas, dentre as quais as Academias de Ciências do Brasil e dos Estados Unidos.
 
Em sua fala, o professor Aloisio chamou a atenção para o que considera dois dos principais ‘traumas’ sofridos pelo Brasil nas últimas décadas, traumas estes, disse, provocados pela pouca atenção dispensada, historicamente, no país, aos resultados da pesquisa econômica de ponta realizada no Exterior.  São eles o descaso com a educação básica – o que ajuda a explicar fenômenos como baixo crescimento econômico e grande desigualdade de renda no Brasil – e a indisciplina fiscal, fonte última da traumática história inflacionária do Brasil no pós-Guerra.
 
Durante sua exposição, o palestrante destacou como o uso rigoroso da teoria econômica, conjugado com a análise estatística e o conhecimento da realidade histórica, permitem ao economista abordar diversos problemas contemporâneos atuais e, crucialmente, sugerir medidas de política para resolvê-los.  Foram enfatizados, em particular, dois temas com os quais o Prof. Aloisio vem trabalhando nos últimos anos e para o qual tem feito contribuições importantes – a aprendizagem infantil e a mudança na legislação que disciplina a falência bancária.
 
A aula magna teve como objetivo marcar o início do ano letivo, coroando uma apresentação estimulante para os jovens calouros do curso de Economia da EPGE.