Na noite do dia 20/08, Maria Sílvia Bastos Marques, Doutora pela FGV EPGE, foi agraciada com a Medalha Chiquinha Gonzaga, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Maria Silvia agradeceu a homenagem: “Receber essa medalha, que leva o nome de uma mulher pioneira, artista, engajada, livre e determinada, é uma imensa alegria e uma honra”. Em seu discurso, Maria Silvia lembrou sua trajetória profissional, marcada pelo pioneirismo feminino, tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da CSN e do BNDES. Ela hoje lidera a área de Projetos Estratégicos da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Na mesma ocasião, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Ilan Goldfajn, foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.
Foram também homenageados na ocasião, recebendo a Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Município do Rio de Janeiro o Presidente da FGV Carlos Ivan Simonsen Leal, o Diretor da EPGE Rubens Penha Cysne, e os professores da EPGE Afonso Arinos, André Villela, Fernando de Holanda Barbosa Filho, José Gustavo Feres, Renato Fragelli Cardoso e Sérgio Werlang. Receberam também a Moção a Diretora do CERI/FGV Joisa Dutra, o economista-chefe da ARX Investimentos Gabriel Leal de Barros, a professora da EBAPE/FGV Joana Monteiro e a Assessora na Diretoria de Assuntos Econômicos e sociais na Vice-Presidência da República Federativa do Brasil, Vilma Pinto. O evento, que ocorreu no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas, foi uma iniciativa do Vereador Flávio Valle.
Além disso, o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcel Balassiano, participou da entrega de moções aos economistas que atuam na Prefeitura do Rio de Janeiro, reconhecendo o trabalho de Andrea Senko, Henrique Dau, João Gabriel Garcez e Maína Celidônio.
Repercussão na mídia:
- 21/08/2025 - "FGV celebra Mês do Economista com homenagens a Ilan Goldfajn e Maria Silvia Bastos Marques" - Diário do Rio
(Clique aqui para acessar a matéria online)