EPGE recebe economista indiano Sir Partha Dasgupta

Data do evento 26/02/2013 - 09:00

PARA OBTER APRESENTAÇÕES, REPERCUSSÃO NA MÍDIA, PDFS E DEMAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO CLIQUE AQUI. CLIQUE AQUI.

 

 

A FGV/EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças recebeu no dia 26 de fevereiro o economista indiano Partha Dasgupta para a palestra “Green National Accounts”, organizada pelo professor da EPGE Aloisio Araújo. Considerado um dos maiores especialistas do mundo em economia ambiental,  Dasgupta desenvolveu o conceito de riqueza inclusiva das nações e falou sobre o conceito de PIB Ambiental.

Dasgupta acredita que medir a riqueza dos países através do PIB é um erro e defende a criação de novos indicadores que incluam três tipos de ativos: capital “industrializado” ou físico (máquinas, edifícios, infraestrutura etc.); capital humano (instrução e habilidades da população); e capital natural (terras, florestas, combustíveis fósseis e minerais) – ou seja, dados que mostrem se estamos destruindo a base produtiva que sustenta nosso bem-estar.

Os interesses de pesquisa do professor Dasgupta incluem questões ligadas à pobreza, desenvolvimento econômico, nutrição, a economia da mudança tecnológica, da população e do meio ambiente,  entre outros aspectos. Entre seus artigos, estão "Economia dos Recursos Teoria e esgotáveis", “O Controle dos Recursos”, “Uma Investigação sobre o bem-estar e a Miséria”, “Capital Social: Uma Perspectiva Multidisciplinar “ e “Bem-Estar Humano e do Meio Ambiente Natura”.

Partha Dasgupta é professor emérito de Economia na Universidade de Cambridge, membro da St John College e professor pesquisador na Universidade de Manchester.

Também participaram do evento compondo a mesa diretora o vice-presidente da FGV, Dr. Sergio Quintella, o diretor da EPGE, Professor Rubens Cysne e o Professor Aloisio Araujo, vice-diretor da EPGE.