EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) e o GeFam promoveu o 3° Encontro Brasileiro em Economia da Família e do Gênero, conferência que reuniu pesquisadores, formuladores de políticas públicas, estudantes e público em geral interessados no tema.
O congresso aconteceu durante dois dias, 01 e 02 de setembro de 2022, e permitiu a troca de conhecimento e experiências entre os participantes. A mesa de abertura do evento foi composta pelo Diretor Geral da EPGE, Professor Rubens Penha Cysne, por professores da EPGE (Andrea Flores e Valdemar Neto) e representantes do GeFam (Lorena Hakak, Ana de Holanda Barbosa, Solange Gonçalves e Synthia Santana).
O evento contou com a presença de pesquisadoras internacionais renomadas na temática de Família e Gênero, que estiveram pela primeira vez em uma instituição de ensino e pesquisa brasileira, para compartilhar os avanços teóricos e empíricos nessa área e discutir estratégias para a superação dos desafios relacionados às desigualdades de gênero. A seção de abertura teve a palestra da Professora Shelly Lundberg (University of California, Santa Barbara), intitulada “Gender Economics: Dead-Ends and New Opportunities”. Já a palestra de encerramento do evento, intitulada “Development as a pathway to gender equality”, foi conduzida pela Professora Seema Jayachandran (Princeton University).
Além das 12 sessões de apresentação de artigos acadêmicos (47 trabalhos), reunindo pesquisadores de diversos países, o evento teve discussões temáticas em quatro painéis especiais: Gênero e Avaliação de Políticas Públicas; Mulheres no Mercado de Trabalho e Transmissão Intergeracional da Pobreza; Mulheres na Economia; e Gênero, Família e Políticas públicas. Em sua terceira edição, o congresso adotou o modelo híbrido, com sessões presenciais e remotas.
Data: 01 e 02/09
Horário: 8h às 19h
Local: Centro Cultural, Auditórios 11º e Auditório 12º
Repercussão na Mídia:
- 29/08/2022 – FGV Notícias - Online