Política monetária abre segunda fase da série Temas Contemporâneos da FGV EPGE

Data do evento 30/07/2013 - 14:00

A FGV EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças realizou no dia 30 de julho a aula inaugural da disciplina de Temas Contemporâneos II, com o professor Fernando de Holanda Barbosa.
 
Na palestra, Holanda tratou de Teoria e Política Monetária e ressaltou que “o principal quebra-cabeça desta teoria é a determinação do preço da moeda – um ativo financeiro dominado pelos demais ativos”, explicou. Ele acrescentou, ainda, que a teoria monetária procura compreender como a moeda pode afetar o produto real e o nível de emprego no curto e longo prazos.
 
Durante o seminário, Holanda também falou sobre a importância do Banco Central e de sua condução da política monetária, os regimes de política monetária, canais de transmissão e efeitos econômicos.
 
Ao fim, o professor traçou um panorama da história econômica do Brasil, “desde a indisciplina macroeconômica vista por muitas décadas” até o Plano Real, lançado em 1994, “quando ocorreu uma importante mudança no regime de política monetária”. O caso dos Estados Unidos também foi analisado, desde a Grande Recessão, passando pelo período chamado de “Era Keneysianisma” até a recente crise econômica.
 
O professor Fernando de Holanda Barbosa exerceu o cargo de Secretário de Política Econômica durante o governo Itamar Franco.