O Brasil de Amanhã

Date of the event: 04/10/2013 - 14:00

PARA OBTER APRESENTAÇÕES, REPERCUSSÃO NA MÍDIA, PDFS E DEMAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO clique aqui.

Gallery of photos of the event

 

 

A FGV EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças -  realizou, no auditório da sede da Fundação, o seminário “O Brasil de Amanhã” – uma homenagem ao professor  João Paulo dos Reis Velloso, economista e professor da Escola desde 1964. O seminário contou com sua presença e também com a de personalidades e pensadores em Economia e desenvolvimento do país, muitos deles ex-alunos seus, professores da EPGE e pesquisadores da FGV. 

Dividido em painéis que abordaram desenvolvimento econômico e inclusão socioeconômica, o seminário teve a participação do presidente do Ipea, ministro interino de Assuntos Estratégicos e professor da Escola, Marcelo Neri; do chefe do Departamento de Risco de Mercado do BNDES, Fabio Giambiagi; dos pesquisadores do IBRE Fernando Augusto Adeodato Veloso e Regis Bonelli; do presidente da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios, Cláudio Frischtak; do assessor especial da presidência do Grupo Positivo e Presidente do Conselho Consultivo do Museu do Inhotim, Claudio de Moura Castro; da coordenadora do Fórum Nacional do Projeto Favela como Oportunidade e Superintendente da ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro, Marília Pastuk; e do professor de Economia do Insper e da USP, Naercio Menezes Filho.
 
Representando a FGV, estiveram presentes o presidente da Fundação, Carlos Ivan Simonsen Leal, o vice-presidente, Sergio Franklin Quintella, o assessor da presidência, Sergio Werlang, o diretor da FGV EPGE, professor Rubens Penha Cysne, o vice-diretor da FGV EPGE, professor Aloisio Araujo, e o professor Clóvis de Faro – os dois últimos também mediadores dos painéis.
 
Em sua fala, Carlos Ivan lembrou momentos enquanto aluno do Velloso e ressaltou a importância que ele exerceu tanto na sua vida profissional, quanto na história da Fundação. “Sou um ex-aluno influenciado pelo seu jeito calmo e gentil. A FGV se orgulha de ter sua trajetória interligada a deste professor – que é sem dúvida o maior título que a ele podemos dar”, afirmou.  
 
Já Rubens Cysne  falou sobre o prazer da Escola em realizar a homenagem, “que reconhece o grande mérito de João Paulo dos Reis Velloso”, e Aloisio Araujo  destacou o peso do professor na formação dos alunos da FGV EPGE –  que privilegia, além das teorias econômicas e a Matemática,  o pensamento sobre as questões brasileiras.
 
Marcelo Neri sublinhou a jovialidade do criador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) . “Ele nunca deixou de ser um estudante, de buscar constantemente o conhecimento. E é muito brasileiro, pois é otimista” – brincou, fazendo referência às pesquisas sobre a felicidade futura do brasileiro.
 
Velloso foi ministro do Planejamento e criou também a Agência Brasileira da Inovação (Finep – antiga Financiadora de Estudos e Projetos) e o Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena Empresa (atual Sebrae). Atualmente, preside o Fórum Nacional, onde busca soluções para as questões do desenvolvimento brasileiro.  Também é Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República – CDES.