Prêmio Nobel Robert Engle faz palestra na EPGE FGV sobre Crises Financeiras

Data do evento 31/08/2011 - 14:00

No contexto de seu aniversário de 50 anos, a Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (EPGE FGV) recebeu no dia 31 de agosto a visita do Prêmio Nobel em Economia e Professor da Universidade de Nova York, Robert Engle para uma palestra sobre um de seus mais atuais temas de estudo: “Como evitar a próxima crise financeira?”.

Em sua brilhante palestra, o economista apresentou um modelo desenvolvido por sua equipe do “Volatility Institute”, afiliado à Universidade de Nova York,  para medir o risco sistêmico de instituições financeiras. Quando questionado pela imprensa, Engle disse que não conhece a fundo a economia do Brasil, do qual é apenas um "observador interessado". Considera que o país é um dos "milagres" da última década, em termos de crescimento, mas que não está imune a riscos. "A maior preocupação  é que isso esteja acontecendo rápido demais, e que a infra-estrutura e as instituições não consigam acompanhar."

Coordenador da Mesa do evento, o Diretor da EPGE FGV, Professor Rubens Penha Cysne, apontou a regulação mais conservadora do mercado financeiro no Brasil como um aprendizado do período de combate à inflação, mas chamou também a atenção para problemas atuais relacionados à crescente estatização do crédito.

Estiveram presentes mais de 200 pessoas entre membros do corpo diretivo e de diferentes unidades da FGV; profissionais do mercado; alunos e jornalistas.

Confira a repercssão na mídia:

O Globo - RJ