Prêmio Nobel James Heckman debate educação infantil na FGV EPGE

Data do evento 26/10/2011 - 09:00 a 27/10/2011 - 18:00

CLIQUE AQUI para acessar o site do evento e conhecer o programação e os palestrantes do Seminário.

Faça o download do livro aqui.

No contexto do seu aniversário de 50 anos, a Escola de Pós-Graduação em Economia promoveu, nos dias 26 e 27 de outubro,  a conferência “Early Childhood: The International and Brazilian Experience”. O evento foi coordenado pelo Professor Aloisio Araujo, e teve como destaque a participação do Prêmio Nobel de Economia James Heckman.

Durante os dois dias de evento, os palestrantes apresentaram e debateram temas ligados à educação infantil, defendendo a sua importância nos primeiros anos da infância. Segundo o diretor da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Daividovich, durante a abertura do evento, “melhorar a educação dos nossos jovens é essencial para que o Brasil possa exercer seu protagonismo no cenário mundial”.

Juntamente a Daividovich, compuseram também a mesa de abertura o vice-presidente da Fundação Getulio Vargas, Sergio Quintella; a Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva; o Diretor da EPGE FGV, Rubens Penha Cysne e o coordenador do evento, Aloisio Araujo.

Na abertura, o Professor Rubens Penha Cysne destacou a contribuição seminal de Carlos Geraldo Langoni, ex-Diretor da EPGE, já na década de 70, colocando a educação como um dos principais fatores explicativos da má distribuição de renda no Brasil. Em seguida, lembrou também que, ainda na década de 80, trabalho do atual Presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, em co-autoria com Sergio Ribeiro da C. Werlang, apontava retornos bem maiores na educação fundamental e intermediária do que na educação terciária (superior). E lembrou representar, tal fato, um importante alerta a sugerir modificação das políticas de gasto em educação no Brasil, que costumam privilegiar o setor terciário em detrimento da educação básica. Por último, o Diretor da EPGE fez especial menção à contribuição do Professor Aloisio Araujo na formação de diferentes gerações de alunos da EPGE ao longo dos últimos 31 anos, bem como na promoção de eventos, como o aqui citado, de grande importância prática para o país.

Além do Professor Heckman, participaram do evento Claudia Costin, Secretária de Educação do Rio de Janeiro; Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação; Simon Schwartzman, sociólogo e membro do grupo de estudos sobre Educação na Primeira Infância da Academia Brasileira de Ciências; André Portela, professor da EESP/FGV; João Batista Oliveira, especialista em educação e membro do grupo de estudos sobre Educação na Primeira Infância da Academia Brasileira de Ciências; Luiz Carlos Faria da Silva, membro do grupo de estudos sobre Educação na Primeira Infância da Academia Brasileira de Ciências e da Universidade Estadual de Maringá; Erasmo Barbante Casella, neurocientista e membro do grupo de estudos sobre Educação na Primeira Infância da Academia Brasileira de Ciências e da USP; Edson Amaro Jr., neurocientista e  membro do grupo de estudos sobre Educação na Primeira Infância da Academia Brasileira de Ciências; Seong Moon, economista da Universidade de Chicago e Rodrigo Pinto, também da Universidade de Chicago.

Ao final do primeiro dia, aconteceu também o lançamento do livro “Aprendizagem Infantil – uma abordagem da neurociência, da economia e da psicologia cognitiva” coordenado por Aloisio Araujo e integrante da série "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Nacional - Estudos Estratégicos", produzida a partir dos grupos de estudos da Academia Brasileira de Ciências.