EPGE e Vale realizam 3rd. Global Conference Business Cycles

Data do evento 09/05/2013 - 09:00 a 10/05/2013 - 18:00

CLIQUE AQUI para acessar o site do evento e conhecer o Programação, os Plestrantes do Seminário e Apresentações em PDF.

 

A FGV/EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças – em parceria com a Vale, realizaram nos dias 09 e 10 de maio a 3rd. Global Conference Business Cycles. A conferência reuniu especialistas mundiais em flutuações econômicas relacionadas a ciclos de negócios. O evento avaliou os impactos dos ciclos econômicos sobre o cenário econômico global e as lições que os países emergentes podem extrair dessas experiências.

A conferência contou com a presença dos prêmios Nobel em Economia Edward C. Prescott (do Federal Reserve Bank de Minneapolis e professor da Universidade do Arizona) e Chris Sims (professor da Universidade de Princeton). Em sua apresentação, realizada dia 09 de maio, Prescott explicou como é possível replicar situações que vão desde o crescimento econômico da China à crise financeira de 2008 mesmo sem modelá-las, usando apenas choques de produtividade.  Os métodos de investigação de Prescott baseiam as novas teorias dos Ciclos de Negócios.

Chris Sims demonstrou, em sua apresentação na manhã de 10 de maio, suas tentativas em avaliar a capacidade dos modelos macroeconômicos da atualidade em prever crises através da introdução de novas variáveis. No entanto, segundo ele, ainda é preciso aprimorar tais modelos.  “Até agora nossos resultados para previsão não são tão bons”, afirma. Sims acredita também que políticas monetárias que restringem liquidez em tempos de crise podem gerar estresse financeiro.

Além dos prêmios Nobel, a conferência contou com a participação dos palestrantes Marco Bonomo (FGV/EPGE), Marcelle Chauvet (U.C. Riverside), Martin Eichenbaum (Northwestern University), Domenico Giannone (Université Libre de Bruxelles), Gary Hansen (UCLA), João Victor Issler (FGV/EPGE), Bruce Kasman (JP Morgan), Ataman Ozyildirim (TCB), Eswar S. Prasad (Cornell University), Claudia Rodrigues (Vale), Frank Schorfheide (University of Pennsylvania), Marco Terrones (IMF) e Mark W. Watson (Princeton University).

A 3rd. Global Conference Business Cycles aconteceu na sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro.