FGV/EPGE realiza palestra com Prêmio Nobel Eric Maskin

Data do evento 28/07/2014 - 14:00
O economista norte-americano Eric Maskin, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2007, visitou ontem, 28 de julho, a FGV/EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças. Ele participou de um almoço no Salão Nobre com a presença do presidente Carlos Ivan Simonsen Leal, do vice-presidente Sergio Franklin Quintella, do diretor da FGV/EPGE Rubens Penha Cysne, dos demais diretores e professores de unidades da FGV, além de autoridades e convidados externos. Após encontros com alunos da graduação e pós-graduação, e com o corpo docente da FGV/EPGE, o professor Maskin ministrou a palestra “Election and Strategic Voting: Condorcet and Borda”.
 
Durante o evento, ele analisou, do ponto de vista teórico, sistemas eleitorais adotados na maioria dos países para escolha de presidentes, senadores e deputados e apresentou seus estudos que investigam as propriedades desses sistemas para determinar qual seria o mais desejável. Segundo ele, “Condorcet” e “Borda” são os melhores métodos para prevenir o “voto estratégico”, que ocorre quando o eleitor vota em um candidato para evitar a vitória de outro, mesmo preferindo um terceiro.
 
Na apresentação, Maskin criticou o sistema eleitoral, como é implementado no Brasil e na França, com voto em dois turnos, e defendeu o sistema de “Majority Rule”, ou “Condorcet” – por meio do qual os eleitores listam todos os candidatos por ordem de preferência. O vencedor será aquele que, de acordo com o ranking, é o preferido em relação aos demais em uma comparação um a um.
 
O evento com o Nobel de Economia aconteceu no edifício sede da FGV, na Praia de Botafogo, 190 – Rio de Janeiro.
 
Confira a repercussão na imprensa: