Palestra “Hard Evidence on Soft Skills”, com o prêmio Nobel de Economia James Heckman

Data do evento 07/05/2012 - 14:00

A EPGE realizou ontem, dia 7 de maio, a palestra “Hard Evidence on Soft Skills”, com o prêmio Nobel de Economia James Heckman.  Em sua fala, Heckman demonstrou como capacidades não-cognitivas desenvolvidas na infância e na adolescência são decisivas no mercado de trabalho e na vida social,  e como tais capacidades podem ser mensuradas a fim de identificar as etapas da vida escolar em que devem ser feitos investimentos nestes tipos de habilidades.

O evento – coordenado pelo professor Aloisio Araújo –  também contou uma mesa-redonda com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e com a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, sobre a atual situação da educação infantil no Brasil e suas consequências para a educação em geral no país. “A Educação Fundamental é o alicerce que deve sustentar o sistema e possibilitar o desenvolvimento do Brasil nas áreas em que possui deficiência e que são essenciais, como nas Ciências Exatas e Biológicas”, afirmou o ministro.

Também participaram da mesa o presidente da FGV,  professor Carlos Ivan  Simonsen Leal, o diretor de Integração Acadêmica, professor  Antonio Freitas, o diretor da EPGE,  professor Rubens Penha Cysne,  e o coordenador do evento , o professor da EPGE Aloisio Araújo.

O economista e Nobel James Heckman já esteve presente na FGV em outras duas ocasiões,  em 2009 e 2011, em seminários sobre a educação na primeira infância.