FGV/EPGE recebe Prêmio Nobel em Economia Robert Lucas

Data do evento 17/12/2013 - 14:00

CLIQUE AQUI para acessar o site do evento e conhecer o programação e os palestrantes do Seminário.

Os programas de Graduação, Mestrado Profissional em Finanças e Economia Empresarial, Mestrado e Doutorado Acadêmico da FGV/EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças receberam, no dia 17 de dezembro, o Prêmio Nobel Robert Lucas para a palestra de encerramento do ano letivo. Robert Lucas foi o quinto Prêmio Nobel a visitar a Escola nos três últimos anos, além de James Heckman, Robert Engle, Chris Sims e Edward Prescott.

Em 1995, Lucas foi laureado com o Prêmio Nobel por "ter desenvolvido e aplicado a hipótese de expectativas racionais, e assim transformado a análise macroeconômica e aprofundado nossa compreensão de política econômica", explica o site oficial do prêmio. As possibilidades de avaliação confiável das políticas econômicas através de métodos estatísticos é apenas um dos temas do seu extenso trabalho, que tem influenciado a pesquisa macroeconômica desde os anos 1970 e impactado a pesquisa em várias outras áreas, como teoria do investimento, economia financeira, economia monetária, economia internacional e teoria do crescimento econômico.

A palestra, baseada em seu artigo Ideas and Growth, foi ministrada em inglês no auditório Thompson Motta, no 12º andar da sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio.