Educação básica no Brasil: Desafios e possibilidades dos ensinos infantil e médio

Data do evento 25/09/2017 - 09:00 a 18:00

Para obter apresentações, PDFs e demais informações sobre o evento clique aqui.

Para notícias e repercussão na mídia clique aqui.

Para acessar a galeria de imagens deste evento clique aqui.

A Fundação Getulio Vargas promove, no dia 25 de setembro, o seminário “Educação básica no Brasil: desafios e possibilidades dos ensinos infantil e médio”, com especialistas que discutirão estratégias e políticas para a melhoria do acesso, da equidade e da qualidade do sistema educacional brasileiro. O encontro também terá a exposição e a análise de experiências internacionais que possam subsidiar a formulação de políticas públicas nacionais nessas etapas da educação básica.

Para o professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), José Henrique Paim, que participará dos debates, no âmbito da educação básica, os ensinos infantil e médiosão os que apresentam maiores desafios. “Embora os indicadores apontem para avanços no acesso nestas etapas, permanecem ainda desafios no acesso e na qualidade. Há uma parcela considerável de crianças entre 0 e 3 anos, de famílias pobres, que estão fora da escola nessa idade crítica para o desenvolvimento da criança. Estudos mostram que os estímulos recebidos nessa fase ajudam a melhorar o desempenho educacional e aumentam as chances de o indivíduo concluir a educação básica”, explica Paim.

No ensino médio, Paim ressalta o alto índice de evasão dos jovens como um fator crítico dessa etapa. “É preciso ampliar a permanência do jovem na escola, reduzir as taxas de reprovação e tornar o ensino médio mais flexível e vocacionado para educação profissional”, acrescenta.

Realizado por meio da EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças e da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), ambas da FGV, o seminário, que é gratuito e aberto ao público, terá a participação do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, do diretor da EPGE, Rubens Penha Cysne, e do diretor da EBAPE, Flavio Vasconcelos.

Repercussão na Mídia:

  • Clique aqui para conferir a publicação feita na Agenda do Jornal Valor Econômico.
  • 25/09/2017 - Rádio MEC (RJ) - Áudio

 

Via Portal EPGE | FGV Notícias